RONCO E APNEIA DO SONO PODEM TER CURA

O ronco é um ruído provocado, na maioria das vezes, pela obstrução das vias respiratórias durante o sono. Foto: Tetra Images/CorbisO ronco é um ruído provocado, na maioria das vezes, pela obstrução das vias respiratórias durante o sono. Foto: Tetra Images/CorbisO ronco é uma vibração produzida pela vibração das paredes da faringe, da língua e do palato (céu da boca), que pode prejudicar a saúde de quem o tem e na maioria das vezes, quem dorme ao lado.
  • Evitar comida pesada antes de dormir
  • Evitar o aumento de peso
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas pela noite. Segundo o otorrino, essas bebidas tendem a relaxar ainda mais a musculatura e podendo, assim, causar a obstrução da passagem do ar e consequentemente os roncos;
  • Deter o sedentarismo
  • Evitar o uso de tabaco
  • Ficar atento às melhores posições de dormir e a altura do travesseiro


Junto com o ronco pode aparecer também a chamada síndrome da apneia obstrutiva do sono, uma interrupção da respiração que ocorre somente enquanto dormimos. As pessoas que sofrem com apneia do sono muitas vezes levam sustos e dão leves “saltos” enquanto dormem.
De acordo com o médico otorrinolaringologista do Grupo Hospitalar Conceição, Iuberi Zwetsch, essas situações são comuns. “Geralmente parece que o paciente não está respirando nem pelo nariz nem pela boca. O despertar faz com que a respiração volte, por isso muitas vezes acordam assustados”.
Diagnóstico e tratamento - Segundo o otorrino, o exame mais eficaz para diferenciar a origem da apneia é a polisonografia. “Durante o exame, o paciente é avaliado e monitorado para ter o seu comportamento durante o sono mapeado e assim diagnosticado”, explica Zwetsch.
O consultor Diego Cardoso, 28 anos, sofreu com o ronco até o ano passado. Na infância ele sempre teve vergonha do problema e evitava dormir na casa de parentes e amigos com medo de incomodar as pessoas com os ruídos. “Uma amiga até me avisou do barulho uma vez”, conta. Adulto, Diego resolveu buscar uma cura para o problema. “Fui ao otorrino, fiz uma série de exames e descobri que sofria por ter amídalas e adenoides pequenas”. O médico indicou tratamento a base de remédios, mas não funcionou. Diego se submeteu a uma cirurgia para correção de desvio de septo e retirada de amídalas.
Segundo o médico Iuberi Zwetsch o procedimento cirúrgico é indicado em casos específicos, mas existe também o tratamento por remédios ou fonoaudiologia. “Em algumas situações, exercícios com fonoaudiólogos podem ajudar. Em casos de roncos e ruídos produzidos em crises de rinites alérgicas, os remédios podem melhorar. Em outros casos, só cirurgia”, afirma.
Dicas de prevenção
  Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde